A utilização de empilhadeiras em segmentos logísticos é indispensável. Porém, assim como qualquer maquinário, elas estão sujeitas a problemas e mau funcionamento. Por isso, é de extrema importância realizar alguns procedimentos para aumentar a durabilidade. Nesse texto, iremos falar sobre como conservar empilhadeiras.

Existem diversos cuidados a serem tomados para aumentar a vida útil de seu equipamento, sendo eles diários, semanais e até mesmo mensais. Para facilitar, separamos cada etapa para você seguir passo a passo. Vamos lá?

Procedimentos diários

Verifique sempre peças como faróis e lanternas das empilhadeiras. Qualquer erro nessas peças pode significar problemas nos componentes ou até mesmo na parte elétrica da empilhadeira envolvendo segurança.

Confira os níveis de água e óleo no equipamento. Níveis muitos baixos e sujeiras podem ser sinais de vazamentos ou uma necessidade da troca de filtros.

como conservar empilhadeiras

Realizar o teste de potência do sistema de elevação e abaixamento da empilhadeira é algo importante. Caso esse procedimento apresente algum problema, talvez haja algum vazamento na parte hidráulica do equipamento.

A segurança do operador de empilhadeira também é algo a ser levado em consideração. Verifique o cinto de segurança e o assento, a fim de evitar qualquer tipo de acidente no trabalho.

Procedimentos semanais

Barulhos estranhos no motor devem ser verificados de forma rápida, a fim de evitar que o problema se prolongue. Isso pode ser alguma peça fora do lugar ou até mesmo se soltando, o que deve ser corrigido imediatamente.

Realize a checagem do óleo do motor e fluidos do radiador diariamente. Em um uso diário de 10 horas, é um tempo suficiente para identificar uma redução na performance dos líquidos hidráulicos. 

Faça a verificação de itens como painéis, tampas e o funcionamento das funções do painel. Podem parecer pequenos, mas esses tipos de problemas, se resolvidos cedo, podem aumentar a durabilidade da empilhadeira.

Procedimentos mensais

Faça testes na bateria, verificando a conexão entre ela e o alternador. Se a sua empilhadeira demora para ligar ou apresenta falhas constantes, pode ser que haja algum problema na conexão desses dois elementos.

Verifique o tempo de resposta de todas as alavancas de operação e controles, a fim de identificar qualquer lentidão nesses processos. 

Como conservar empilhadeira com profissionais qualificados

Aqui na Futuromaq você encontra a melhor forma de conservar empilhadeiras. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais de primeira qualidade para a realização da manutenção desse equipamento.

Para ficar por dentro de mais novidades e dicas, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que há de mais novo nesse segmento. Até a próxima!!!