Seja em setores logísticos, construção civil e demais outros, a utilização de empilhadeiras tem suma importância. Por isso, é necessário que esse equipamento esteja sempre em pleno funcionamento e que estejamos sempre atentos a qualquer tipo de situação ou problema que ela possa apresentar. Nesse texto, nós da Futuromaq destacamos os principais tipos de manutenção de empilhadeiras.

Conheça as principais formas de manutenção de empilhadeiras 

Manutenção preditiva: Esse tipo de manutenção é o mais comum e extremamente recomendado. Ela é o acompanhamento periódico do equipamento realizado por meio de dados coletados em inspeções. 

Com isso, a manutenção preditiva atua principalmente, como um “checklist” do equipamento, realizando análises visuais e até mesmo auditivas, como barulhos estranhos. Esse tipo de vistoria não necessita que a empilhadeira seja desmontada.

Manutenção preventiva: Tem como função principal prevenir ou corrigir uma falha ou danificação no equipamento. Esse tipo de manutenção já deve estar prevista no cronograma do equipamento e serve para realizar o acompanhamento e manutenção básica da empilhadeira, como lubrificação, revisão sistemática, entre outros.

manutenção de empilhadeiras

Manutenção corretiva: Quando já existe algum tipo de problema que possa comprometer o pleno funcionamento da empilhadeira, a manutenção corretiva é acionada. Ela acontece quando o equipamento está com uma peça irregular, apresentando mau funcionamento ou até mesmo não funcionando.

Dicas de prevenção

Fique atento às instruções da empresa fabricante: Desde um celular até uma empilhadeira, é necessário lermos atentamente às instruções da empresa fabricante. Sempre fique atento aos intervalos determinados para as manutenções e até mesmo a troca de peças.

Defina um cronograma para as manutenções: Com exceção da manutenção corretiva, as outras duas podem ser definidas em um cronograma estabelecido. A periodicidade delas também depende do modo e da frequência que você utiliza o equipamento.

Possua profissionais com capacitação na operação de empilhadeiras: Um dos fatores que podem prejudicar e muito o bom funcionamento desse tipo de equipamento é a falta de conhecimento e experiência de quem o manuseia. Por isso, é muito importante contar com uma pessoa especializada na operação de empilhadeiras. É possível encontrar treinamentos específicos para essa atividade.

Onde realizar a manutenção de empilhadeiras

Aqui na Futuromaq você encontra o mais completo suporte quando o assunto é manutenção de empilhadeiras. Dispomos de uma excelente infraestrutura e com profissionais altamente capacitados para lhe atender da melhor maneira possível.

Se quiser ficar por dentro de mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece sobre esse setor. Até a próxima!!!